21/05/2013

Comentário crítico ao conto Electrodependência, de Ana C. Nunes, in Lisboa no Ano 2000, organização de João Barreiros.


 Comentário crítico ao conto Electrodependência, de Ana C. Nunes, in Lisboa no Ano 2000, organização de João Barreiros.


O conto Electrodependência, de Ana C. Nunes, transporta o leitor a um futuro imaginável, devido a traços de verosimilhança com a Lisboa de 2013 e é, simultaneamente, futurista e inovador.
     O conto Electrodependência, de Ana C. Nunes, aborda o possível futuro de Lisboa, onde coexistem classes e grupos sociais distintos: alcoviteiras, bêbedos, prostitutas, mendigos, um conde e uma condessa, e os seus amigos ricos. Os electrokinéticos controlam e traficam os Elec, e são perseguidos pelo Serviço de Contenção dos Electrokinéticos ( S.C.E.)

A Lisboa das sete colinas é um cenário de ruas escuras e sujas onde circulam os carros dos pobres, de becos sem saída e do castelo de S. Jorge, de dirigíveis pelo ar, carris suspensos, carruagens particulares, prédios altos e curvados.
     Electrodependência é um conto intrigante, que cria um universo seminovo. É uma leitura aconselhável, acessível, breve e pedagógica. Merece pequenos retoques de revisão.





Comentário crítico ao conto Electrodependência, de Ana C. Nunes, in Lisboa no Ano 2000, organização de João Barreiros, pelos Alunos da Turma C2 do 10º Ano, da Escola Secundária com 3º Ciclo de Ferreira Dias, no Cacém.

(Secretário: Fábio Henriques)

Sem comentários: