31/05/2013

Comentário crítico ao Conto Electrodependência

Comentário crítico ao Conto Electrodependência, de Ana C. Nunes, in Lisboa no Ano 2000, pelos Alunos da Turma L2 do 10º Ano da Escola Secundária com 3º Ciclo de Ferreira Dias

A ação de Electrodependência envolve-nos de tal modo que nos deixa atordoados, devido às personagens, pois estão de tal forma modeladas, que revelam uma evolução inesperada ao longo da narrativa e nos conduzem a um fim totalmente imprevisto.
 Electrodependência começa no momento em que a condessa vai à loja do Senhor José Armindo comprar Elec, o qual, depois, foge pelas ruas de Lisboa. O suspense da ação adensa-se na casa dos Condes. Por fim, o desenlace revela José, que exprime toda a sua raiva e frustração.
A composição das personagens está muito bem conseguida, o que faz com que a narrativa entusiasme e cative. A caracterização das personagens, direta e indireta, consegue apelar à nossa imaginação e à capacidade de idealizar.
A Condessa é, para além de uma personagem tipo, pois representa a nobreza, uma personagem modelada: é atrativa, dissimulada, interesseira, calculista, maléfica, intriguista e manipuladora, revelando complexidade psicológica que evolui ao longo da narrativa.
Electrodependência é muito interessante, porque consegue prender o leitor desde que inicia a leitura, até à hora em que acaba de o ler. No final da história de Electrodependência, a autora devia ter deixado o protagonista sobreviver.

ESFD, 23 de maio de 2013
Secretária do 10º L2

Rute Fonseca

Sem comentários: