22/05/2017

LER E APRECIAR

Partilhamos o penúltimo Texto da atividade.

Título: Madame Bovary
Autor: Gustave Flaubert
1ª edição: 1857
Edição exclusiva para EDICLUBE Editora: S.A.E.P.A
e
Edição ou reimpressão: 2011
Editora: Relógio D'Água
Preço: € 15,15
Género: Romance. 

O tema é do século XIX, e é narrada a relação amorosa de Ema e Carlos, um casal francês. Ao longo do livro, verificamos os problemas do casal que, apesar dos seus desentendimentos, permanece junto até ao fim. Foram realizados três filmes com o título do livro: em 1933, 1949, e 1991.
                A personagem mais marcante, pelo lado negativo, é Ema. Relativamente à sua composição, é uma personagem modelada: Ema muda o seu caráter à medida que a obra se desenvolve. No início, parece ser uma pessoa simples e, no final, torna-se uma pessoa inútil, gananciosa e deprimida, o que a leva a cometer suicídio. Contudo, considera-se impressionante o fascínio que desperta em todos os homens que, apesar do seu temperamento, se sentiam atraídos por ela, desejando-a sexualmente.
                O livro alonga-se nas descrições de ambientes e personagens. O facto de a personagem principal se revelar constantemente deprimida faz com que esta obra, muitas vezes, não se torne aprazível ao leitor. Por outro lado, a história transporta o leitor no tempo, revelando aspetos relacionados com a época romântica, na qual se descobre um papel da mulher: depressivo-fantasiosa, extravagante, gastadora, adúltera.
                Aconselha-se esta obra a quem aprecie romances em que a descrição faz visualizar espaços e personagens e os sentimentos são levados ao extremo. Vale a pena ler Madame Bovary, que é a obra considerada pioneira do romance realista em França, sendo conhecida como o "Romance Dos Romances”, e que levou Flaubert a ser acusado de ofensas à moral e à religião.


Tânia Isabel Queimado Mateus, Nº 22, Turma 11º A2

Sem comentários: