29/05/2017

LER E APRECIAR

Publicamos o último texto da atividade LER E APRECIAR.
Iniciámos os posts no dia 28/11/2016. Partilhámos 20 (VINTE) textos, análises de vinte obras, lidas e apreciadas pelos alunos. 
A partir desta publicação, os alunos das turmas envolvidas no LER E APRECIAR, farão uma votação para selecionar o texto vencedor.
O resultado será conhecido no próximo dia um de junho. Aos alunos, autores dos três textos mais votados, serão atribuídos prémios, na Biblioteca Escolar, às 15.15H.
Parabéns a todos os participantes; aos alunos e à Profª Isabel Castilho, professora das turmas envolvidas e mentora da atividade.
    
Título: O passado que seremos
Autor: Inês Botelho
Porto Editora
Data da edição: 12-2009
 Nº de páginas: 208
Preço: 15,50€
Género: Romance

O passado que seremos foi escrito por Inês Botelho, nascida em Vila Nova de Gaia, em agosto de 1986. É um romance que retrata poeticamente o crescimento de uma geração e da sua evolução para o futuro, da ilusão à responsabilidade, dos sonhos à vida real.
A intriga da obra centra-se em dois jovens, Alexandre e Elisa que se conheceram num fim de semana que vão passar, ele com a mãe, ela com o pai, ao Caramulo, onde se realiza uma conferência de Medicina. Desde então, os dois jovens mantêm contacto e constroem uma ligação, apesar de terem mentalidades completamente opostas. Elisa, uma jovem que transpira sofrimento devido à morte da mãe, tornou-se numa rapariga frágil e com alguns medos (tanto do presente como do futuro); receia a paixão que sente por Alexandre, devido, talvez, à sua falta de confiança e às consequências que o futuro lhe possa trazer. Contrariamente, Alexandre define-se como um rapaz tranquilo e despreocupado com o futuro.
Ao longo da narração, vai-se percebendo a evolução natural da relação dos dois jovens, com objetivos e pensamentos tão diferentes, mas que se conseguem compreender e ajudar mutuamente.
Contada pelas vozes de ambos os protagonistas, e encaixando as memórias e o presente, as imagens mentais e a realidade, é uma obra que não contém uma narrativa clara e sequencial, devido à mudança constante de narrador e à mudança do tempo verbal, porque a narração interliga o passado e o presente com algumas ligações ao futuro inexistente, dificultando, por vezes, a leitura.
O passado que seremos é um livro que apela à emoção e, ao virar de cada página, mesmo que se tente evitar, surgem metáforas que impõem reflexão.

Catarina Reis, Nº7, 11ºL2 


2 comentários:

Virus disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Virus disse...

Entre 28 de novembro e 29 de maio, intervalando com as pausas letivas, foram publicados vinte textos de apreciação crítica de obras lidas pelos alunos das turmas 10º C3, 10º L1, 11º A2 e 11º L2, a quem tenho o prazer de chamar "os meus Jovens". E tenho também o privilégio de emparceirar com a Dr.a Maria dos Anjos Fernandes, Professora Bibliotecária da ESFD, cuja dedicação e profissionalismo, disponibilidade e talento, aqui e agora, elogio e agradeço. Sei que não aprecia "estas coisas", mas a verdade tem de ser dita, e o seu a seu dono é devido.
Aos meus Jovens, agradeço o empenho, e faço votos de que tenham sempre livros à cabeceira.

Abraços.

Isabel Castilho